10/05/2015

Tiago dos Santos - Regularização da Profissão de Bartender




Olá sou o Tiago dos Santos, 28 anos e bartender à 8 anos, sou nascido e criado em São José dos Campos-SP, situado na região do Vale do Paraíba.
Bom, acho que posso dizer que na minha região a coquetelaria não é muito valorizada e nem estimulada, digo tanto pelo lado dos empresários (chefes) quanto pelo lado dos profissionais.
Comecei no ramo primeiro fazendo um curso de bartender freestyle no Senac daqui, e logo meu professor me convidou a trabalhar com ele em sua empresa de eventos, mas parou por aí. Nunca vi estimulo para estudar mais ou conhecer mais sobre o trabalho, quando conheci mais gente do ramo que trabalham em outras cidades, me estimulou a ser mais curioso e seguir meu caminho sozinho e assim fui me qualificando e estudando mais.
Aqui na minha cidade, onde posso dizer com mais certeza pois conheço todos os profissionais da área, que tem muita gente estagnada no seu mundinho e sem ambição, tem alguns que trabalham com eventos que tem quase o mesmo tempo que eu na profissão e não sabem fazer qualquer outro drink que não esteja no cardápio da empresa em que trabalha e nem sequer conhece a cidade do lado da dele (risos).
Mas o mesmo acontece nos bares e restaurantes daqui, por conta desse desinteresse dos profissionais os bares da cidade acabam contratando qualquer pessoa sem o mínimo de formação e avacalhando com o cenário regional, por isso tive que abranger outras formas de gerir meu blog porque se eu fizesse como minha idéia inicial de divulgar os bares e profissionais da região para elevar a procura pela coquetelaria do Vale eu iria ter poucas matérias e nada mais.
Já vi muita gente daqui reclamando que tudo acontece na capital São Paulo e aqui nada, mas essas mesmas pessoas não conhecem sua própria região o que ajudaria a criar um cartão de visita para o Vale do Paraíba, não sabem por exemplo que o Vale é um dos maiores produtores de cachaça no país e que a culinária da região é muito rica e está ligada com a família real, vejo muitos profissionais sem profissionalismo e muito dono de bar que nem sequer sabe o que é uma coqueteleira e que por conta disso transforma o Vale do Paraíba em uma região provinciana em que só vende cerveja porque é mais barato e chope porque é diferente (risos).
Mas nesses 8 anos eu to começando a ver mudança, mas por conta da procura dos clientes e isso eu vejo como uma abertura para que consigamos aprimorar o cenário regional, eu to começando um projeto por aqui de apresentar o Vale do Paraíba para os colegas daqui e unir juntamente com o projeto de Regularização da Profissão que vai ser um passo enorme no Brasil todo.

Bom, é mais ou menos isso que penso e vejo da minha região e espero que seja de grande valia à todos os leitores e colegas de profissão, obrigado ao Mauricio Campos, tomara que essa briga a qual assumiu de regularizar nossa profissão acabe logo. Abraço!