01/05/2015

1° de Maio - Regularização da Profissão de Bartender

Olá leitores

Hoje é um dia especial para a classe trabalhadora. E uma ótima oportunidade para lembrar do nosso Projeto, a Regularização da Profissão de Bartender

Desde 2012, assumi o compromisso de lutar por esse projeto, que pra mim é um dos mais importantes para o desenvolvimento da classe. E mesmo sem apoio de “empresas de bebidas”, associações ou sindicatos do setor; conseguimos alcançar algumas metas importantes  para o avanço da Regularização.

Nos últimos 13 anos, morei em todas as regiões do país, passei por 22 estados e mais de 600 cidades. Nesse período, tive a oportunidade de ver com meus “próprios olhos” um pouco da realidade dos Bartenders nesse continente chamado Brasil.

Eu mesmo apoiei mais de 30 Campeonatos de Bartenders e 8 Competidores Brasileiros em 12 países diferentes. Tenho consciência que fiz minha parte, apoiando a profissão. É claro que não fui o único, muitos apoiaram campeonatos e competidores dentro e fora do país.  

Mas infelizmente, isso são ações individuais que não foram suficientes para a conscientização dos empresários do setor, pelo jeito consciência é o que menos importa no nosso MEIO.


A realidade é que os mais de 1 milhão de bares e restaurantes no Brasil (Dados da Abrasel), precisam de um marco legal para serem obrigados a valorizar os Bartenders. Vamos supor que 5000 bares em todo o País valorizem os seus profissionais, pagando salários dignos, dando condições básicas de trabalho e respeitando a CLT. Apesar de parecer muito, são só 0.5% de todo esse universo de mais de 1 milhão de estabelecimentos. 


Comunidade sobre a Regularização da Profissão (Clique na Foto)